Vinho, o Líquido Mágico.
Deste liquido mágico, chamado Vinho, se tem notícia, dos tempos Mitológicos, tempos dos Deuses, moradores do Monte Olympus, dos tempos em que esses deuses andavam pela terra.
Deste liquido mágico, chamado Vinho, se tem noticia, dos tempos Mitológicos, tempos dos Deuses, moradores do Monte Olympus, dos tempos em que esses deuses andavam pela terra.
Eles diariamente tomavam parte na vida do homem comum, regiam a vida deles misturavam se com eles. Nas horas das reuniões para decidirem os destinos dos simples mortais, e nas horas de descanso nas moradas do Olympus feitas de ouro reluzente, eles se deleitavam com o Vinho,a Ambrosia,e o Néctar como elixir para esquecer as atribulações do dia a dia.
Pessoas especiais tinham a incumbência de servir corretamente o vinho,os chamados “Inochoos” ou “escansões”. Diz a mitologia que um dos mais famosos foi em certa ocasião o Deus Hefesto, filho de Zeus e Hera.
Esse liquido mágico, o Vinho, é tão antigo e ao mesmo tempo tão conhecido.
Deste os tempos das predições da Pitonisa de Delfos onde os grandes sacerdotes e quardiões do templo, faziam as chamadas “libações”de purificação com o Vinho,antes de qualquer cerimônia .
Escavações recentes na ilha de Greta,terra do florescimento da grande Civilização Minóica trouxeram na luz vestígios da produção e uso do Vinho deste a Idade do Bronze.Grandes recipientes de argila chamados “Pithos”, continham elementos naturais como, ervas e sementes, que não deixam duvidas,da existência,produção e uso do Vinho.
Todos os povos conhecidos através dos milênios fizeram ouso do Vinho.Não esqueçamos os famosos “Simpósios”dos Romanos,com duração indeterminada,ocasião em que ele era servido com abundancia, acompanhado de finas iguarias, espetáculos de danças e outras diversões.
Os antigos gregos faziam também ouso do Vinho em todas as ocasiões tanto festivas, como fúnebres, de grande tristeza, mas eles nunca o tomavam em jejum,ou seja antes de terem comido alguma coisa .
O Vinho, conforme a sua consistência era servido diluído em água. Por essa razão as pessoas incumbidas de servir o Vinho eram especiais com conhecimento da sua missão.
Cada Vinho devia ser diluído na medita certa conforme a sua procedência, teor de mel,tempo de fermentação e outras exigências do próprio vinho e dos convivas.
Segundo escritos do Homero na Ilíada e Odisséia as vezes era diluído até com a quantidade de vinde partes de água. Segundo o mesmo autor os Aqueus durante a Guerra de Tróia eram abastecidos com o famoso vinho da Ilha de Limnos. Nos tempos modernos, hoje, o vinho de Limnos é famosíssimo e dito como um dos melhores da Grécia. As uvas são autóctones como alias todas as uvas com as quais são produzidos os vinhos Gregos. Por essa razão são inigualáveis e muito procurados na Europa, Estados Unidos, Canadá e outros países do mundo. Aqui no Brasil a recente descoberta pelo consumidor dos famosos vinhos Gregos, foi uma grande e agradável surpresa, depois que começaram de serem Divulgados e Comercializados pelas melhores redes de supermercados do Brasil e America Latina. Graças a um trabalho Hercúleo da nossa equipe incansável em promover esses produtos maravilhosos que a Grécia produz.
Autora: Sra Lina Panos
É proibida a reprodução dos textos sem permissão previa das autoras.