MONTE ATHOS ou MONTE SANTO
O Monte Athos esta localizado na península Calcidica na Macedônia a qual se constitui por três braços prolongados no mar em forma de uma palma de mão aberta com três dedos
O Monte Athos esta localizado na península Calcidica na Macedônia a qual se constitui por três braços prolongados no mar em forma de uma palma de mão aberta com três dedos
Eles chamam se respectivamente da esquerda para a direita: Kassandra, Sithonia e Monte Athos, ou Monte Sagrado.
O Monte Athos é um centro Monástico deste o ano de 1045 e também um centro artístico e sua escola de pintura influenciou a Historia da Arte Bizantina.
O Monte Athos constitui uma autentica Republica Monástica sob a Jurisdição Eclesiástica do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, um centro de espiritualidade e um dos vestígios mais interessantes do Monaquismo medieval e conserva um testemunho especial para os Cristãos Ortodoxos do Mundo todo.
O seu primeiro milênio foi celebrado em 1963 com a assistência oficial das mais ilustres personalidades do Mundo Ortodoxo,e o Mundo Cristão Universal em geral
O primeiro monge que chegou foi o monge Santo Atanásio o Athonita ( de Athos) em 963 que construiu o Mosteiro Grande Lavra, ou Mosteiro Central, com o apóio financeiro dos imperadores Bizantinos Gregos Nikiphoros Focas e Ioannis Tsimiskes, o qual existe ate hoje.
Ele é caracterizado por uma intensa vida Anacoretica conforme documentos imperiais de Basílio 2º Macedônico e outros Imperadores Bizantinos .
A estrutura monumental do Mosteiro é perceptível principalmente pelos grandes edifícios.Atualmente é habitado por 50 monges.
Embora os portões do Mosteiro ficam abertas o ano todo , deste o raiar do sol até ele se por,o visitante que quer visitar o Mosteiro para estudar,examinar,ou fotografar as inúmeras obras de arte,devem antes entrar em contado com o departamento das antigüidades Bizantinas do próprio Mosteiro.Mas é expressamente proibida e entrada as mulheres .Não só neste Mosteiro ,mas em todo o território do Monte Athos.No inverno o acesso ao Mosteiro torna –se extremamente difícil
Junto com os monges Gregos chegaram ao Monte Athos, outros monges Cristãos Ortodoxos de outras procedências como: da Geórgia, Bulgária, Servia, e Rússia.
O Monte Athos é um Estado Teocrático com uma área de 371km², uma espécie de Vaticano Grego-Ortodoxo situado na mais oriental das penínsulas de Tessalonike, Capital do Norte da Grécia
A Capital Administrativa e a sede do Governo Civil e Eclesiástico desta Republica Autônoma, Monástica, Teocrática, é Karyes que em Grego significa “Noz, Fruto de Noqueira”
Muitos Mosteiros estão no Monte Athos com incalculáveis tesouros e manuscritos de inestimável valor. Nos vamos nos ater no Mosteiro do SANTO PANTALEIMON.
SANTO PANTELEÍMON, também conhecido como um Mosteiro Russo, esta edificado numa baia perto do mar. O complexo atual do edifício foi construído mais tarde em 1765.
O Mosteiro tem o aspecto de uma pequena cidade com seus edifícios muito protegidos e as altas cúpulas das igrejas. O Katholicon foi construído somente no século XI e seus afrescos são típicos da arte Russa. Possui 15 capelas e 5 kellions dois dos quais em Karyes.Possui ainda o Metochion em Cromitsa,( aonde estão elaborados os famosos vinhos)
Seu Iconostasio é de ouro e adornado com muitos e ricos santos ícones, e as pinturas foram axecutadas por artistas Russos. O Refeitório, construído em 1892, possui aproximadamente mil assentos , numero dos monges que viviam nesta época no Mosteiro. O seu alto Campanário possui vários sinos entre eles o mais pesado com 13 toneladas. Possui um grande acervo de Ícones,obras de Arte,e Vestes litúrgicos .A Biblioteca contem 13.000 manuscritos Gregos ,600 no antigo Eslavo,alem de 20.000 livros em Grego, Russo e outros idiomas. Hoje o Mosteiro é habitado por uma comunidade de 40 monges.
Bibliografia: Ecclécia- Arquidiocese – Ortodoxa Grega de Buenos Aires e America do Sul.
Autora: Sra Lina Panos
É proibida a reprodução dos textos sem permissão previa das autoras.